Uma questão de posicionamento
Em vários
momentos já falei a respeito de posicionamento, mas, a medida que estes
assuntos são abordados em sala de aula, acredito ser interessante, em algumas
circunstancias, revisita-los. E no caso de posicionamento, vale a pena uma
volta.
Quando
pensamos em termos de posicionamento, estamos nos referindo ao espaço que uma
marca ocupa na mente dos consumidores. E o que ocorre quando ouvimos um
determinado atributo e os ligamos, de forma espontânea, a uma determinada
marca. Este conceito foi criado por Jack Trout e Al Ries em um artigo publicado
na revista Harvard na década de 1970. Apesar da longa data, ainda e bastante
contemporâneo. Prova de qua as boas ideas não tem prazo de validade.
Para que
uma empresa consiga ocupar este espaço, haja vista a dificuldade existente em
virtude da enxurrada de estímulos de marketing que presenciamos todo dia, é
necessário uma adequada segmentação de mercado para delimitar o seu publico
alvo, e um processo sistematizado para entender o comportamento de seus
consumidores. Feito isso, poderá, com base naquilo que o consumidor percebe por
valor, estabelecer o seu posicionamento.
Um dos
casos que demonstram bem esta concepção é o das pilhas Duracell, aquelas que...
duram mais. Esta tão claro seu posicionamento que esta em seu nome, não apenas em português,
mas também no inglês desde a sua concepção (durable + cell). E note que este
posicionamento direciona toda as suas estratégias mercadológicas. Suas
propagandas são conhecidas pelo seu coelhinho, no qual dura mais que os seus
rivais, lembra do coelhinho tocando tambor? Seus produtos são reconhecidos como
aqueles de vanguarda em termos de atributos relacionados a... Durabilidade.
Note que todas as suas ações estão direcionadas a este atributo. E o mais
importante, não adianta tentar copiar, ja esta na mente dos consumidores. Quando
isso ocorre, ou seja, uma boa estratégia de posicionamento, não ha quem tire da
mente das pessoas. Mesmo que os rivais tentem copiar, não adianta.
E, para
finalizar, de quem e o coelhinho citado?
Da Duracell ou da Energizer? Das duas. Nos Estados Unidos a detentora
dos direitos de usa-lo é a Enerngizer, mas na Europa é a Duracell.
Enfim, é tudo
uma questão de posicionamento.