Marketing Viral ou Buzzmarketing?


Está é uma pergunta corriqueira quando falamos à respeito de Marketing boca a boca. Qual a definição para esta importante ferramenta de Marketing que cada dia se torna usual no vocabulário dos marketólogos? Para explicara a diferença entre estes dois conceitos costumo, em minha aulas, fazer uma analogia.
Uma destas ferramentas é como se fosse paixão. É intensa mas, na maioria das vezes de vida curta. Todo mundo já se apaixonou. É aquele fogo intenso. Falamos da pessoa 24 horas por dia. Chegamos ao ponto de perder a fome e o sono. Porém, passado algumas semanas (ou dias para alguns), o sentimento some. Perguntamos a nós mesmos, por quem mesmo fomos apaixonados? Há foi exagero, nem me liguei tanto assim para a pessoa. Este é o Marketing Viral, intenso, mas de vida curta. Lembram-se dos vídeos virais de Suzan Boyle? Muitos dirão que não, mas na época que estourou como certeza não havia um ser humano na face da terra que não falasse dela... E, de repente sumiu tão rápido quanto ganhou as telas de muitos computadores do planeta.
Agora o Buzzmarketing é o amor. Começa devagar como quem não quer nada e vai se fortificando com tempo. É cada dia mais solidificado com ações mutuas. É baseado em respeito e, que me desculpe o dito popular baseado nos poemas de Vinicius de Moraes, no qual menciona que o amor eterno enquanto dure, mas eu discordo. O amor é eterno enquanto houver manutenção. Mas, deixando o romantismo de lado, e falando de Marketing, aquelas empresas que por meio de ações direcionadas aos consumidores, que conseguem em cada ponto de contato surpreendê-los, que possuem produtos de qualidade e estabelecem uma comunicação de mão dupla criarão os verdadeiros clientes evangelistas, aqueles que sairão pelo mercado propagando a sua marca e incentivando que outros compartilhem de sua ideia. Eles irão criar um burburinho positivo em torno da empresa, gerando o Buzz.
Outra forma de entender a diferença entre os dois conceitos é da seguinte forma: O Marketing Viral, como próprio nome diz, usa os mesmo preceitos de um vírus que escolhe indistintamente o seu hospedeiro, ou seja, a mensagem vai para todo mundo, independente de sua afinidade com o produto o empresa. Já o Buzzmarketing é desenvolver estratégias por meio de alvos programados, os grandes conectores de mercado para gerar um burburinho em torno de seu produto.
Bom, agora que já conhecemos a diferença entre estas duas estratégias, vamos viralizar as nossas idéias em relação ao Marketing para gerar um grande Buzz no mercado.

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