A importância do Posicionamento
Quando
pensamos e marketing talvez não exista conceito mais importante que
Posicionamento... ou talvez tenha, Segmentação de Mercado, Comportamento do
Consumido e... Posicionamento. Mas, note, todos eles levam ao Posicionamento.
Em
épocas nos quais esta cada vez mais difícil manter a atenção dos consumidores,
somente aquelas marcas mais estabelecidas, ou seja, aquelas marcas que já
conseguiram um espaço cativo na mente dos consumidores conseguirão chamar
atenção em suas estratégias mercadológicas. Somente aquelas marcas familiares
as consumidores conseguirão despertar gatilhos que consigam despertar certas
emoções no consumidor e fazer com que ele venha a prestar atenção aquela marca.
Isso é a força do Posicionamento. Mas, como se posicionar de forma adequada no
mercado e garantir um espaço na mente dos consumidores?
Com
os conceitos chaves mencionados no início. Primeiro devemos Segmentar o mercado
de forma estratégica para identificar o público alvo da organização. Depois
realizar um estudo do Comportamento do Consumidor para entender não apenas como
ele compra, mas também para saber o que considera como importante no momento da
compra, que será para a empresa o
diferencial que irá ofertar ao mercado, e por último, com base nesse
diferencial, deve-se estabelecer o seu Posicionamento.
Mas
lembre-se, o seu Posicionamento deve ser de fácil entendimento para os
consumidores, e sua empresa deve ter condições de entregar esse diferencial.
Para
demonstrar o seu Posicionamento, “Abra a Felicidade” a Coca-Cola mostra várias
histórias interessantes sobre felicidade, e note, em sua maioria, o produto
quase não aparece. Belo posicionamento.
Agora,
veja essa ação e procure não ser contagiado pelas risadas.....
Ainda usam os Neurônios Espelho para nos contagiar....